Quais são os custos fixos mensais e anuais de uma empresa

Os custos de produção são classificados em fixos e variáveis, que é uma maneira de classificação extremamente útil para o cálculo do sistema de custos variáveis. Os custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. O aluguel, por exemplo, é um destes valores que não mudam e que não estão necessariamente vinculados à produção.

Há também os custos híbridos, como energia elétrica que será uma parte apenas do custo fixo (quando a demanda for para a área administrativa) e variável quando uma parte for destinada para a produção. O custo fixo, seja ele mensal ou anual, precisa ser bem claro para a saúde financeira de qualquer empresa.

Você sabe quais são estes custos fixos? O Contabfácil, que cuida de toda a contabilidade do seu negócio no formato online, separou quais são os principais custos fixos de uma empresa para você se organizar de uma vez por todas!

Custos fixos mensais
Salários e pró-labore da administração
É a folha de pagamento de toda equipe administrativa. Não há variação com o aumento ou diminuição da produção — diferente dos custos com a mão de obra de fábrica, que são variáveis e podem aumentar ou diminuir conforme a necessidade.

Custos de escritório
Incluímos aqui materiais de limpeza e de escritório, independentemente do volume de produção. Este é custo fixo e não muda!

Aluguel
A empresa arca com o custo fixo mensal do aluguel de um espaço físico, seja ele um escritório, uma fábrica ou uma loja desde que não sejam sedes próprias. Lembrando que a contratação de softwares, como armazenamento em nuvem, também entram nessa conta de aluguel.

Documento de Arrecadação do Simples (DAS)
As empresas enquadradas no Simples Nacional precisam pagar (sempre que houver faturamento) o DAS. Esse é o documento de arrecadação que unifica os impostos e contribuições devidos como IRPJ, IPI, CSLL, Cofins, PIS, CPP, ICMS, ISS e CPP.

Todos os valores e alíquotas desses tributos podem variar com o faturamento e as atividades da empresa, mas não é proporcional ao volume de produção. Já para o MEI, o Documento de Arrecadação (DASN-SIMEI) traz um valor fixo mensal somando INSS, ISS e ICMS.

Contabilidade
Contratar um escritório de contabilidade, físico ou online, é obrigatório para todas as empresas. Entra, sim, na conta do custo fixo mensal.

Custos fixos anuais
TFF (Taxa de Fiscalização de Funcionamento)
A TFF é um imposto anual de âmbito municipal para custear os gastos da Prefeitura com a fiscalização dos estabelecimentos.

TVL (Termo de Viabilidade de Localização)

O TVL é exigido para a emissão do Alvará de Localização e Funcionamento. Quando a empresa ainda não tem o alvará definitivo, é necessário renovar o TVL anualmente, mediante o pagamento de uma taxa à prefeitura.

IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)
Neste caso, o IPTU (que é um imposto municipal) serve apenas para empresas que possuam sede própria.

Certificado Digital

Hoje é fundamental possuir o Certificado Digital para enviar informações pelo eSocial, por exemplo. Este certificado pode ser adquirido através de uma Autoridade Certificadora reconhecida pelo ICP-Brasil e deve ser renovado anualmente.

Quem possui contabilidade online do Contabfácil tem a melhor assessoria em contabilidade de forma online e sem complicações! Entre em contato com a gente agora mesmo para ter a melhor contabilidade online do Brasil!

Comentários Facebook

 

Voltar