Prorrogada a desoneração da folha por mais dois anos

Recentemente, o Governo Federal prorrogou por mais dois anos a desoneração da folha de pagamento das empresas de diversos setores.  A ideia da medida é gerar quase R$ 8 bi por ano, refrescando os cofres públicos até 2023. 

Vale lembrar que a desoneração da folha de pagamentos foi instituída via medida provisória no ano passado como parte das medidas emergenciais em função da crise criada pela pandemia de COVID-19, reduzindo a contribuição previdenciária patronal – beneficiando 17 setores que empregam que geram empregos para 6 milhões de pessoas.

A MP foi criada com validade  inicialmente teria validade até dezembro de 2020, porém o Congresso estendeu a medida até dezembro deste ano, convertendo a medida em lei.

Os segmentos beneficiados pela medida englobam comunicações, construção civil, couro, calçados, call centers, indústria têxtil, fabricação de veículos, proteína animal, máquinas e equipamentos, tecnologia da informação, transporte rodoviário coletivo e de cargas e transporte metroferroviário de passageiros.

Como curiosidade, no momento em que anunciava a prorrogação por mais dois anos, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou também o financiamento de placas solares pelo banco estatal, equipamento capaz de reduzir em 95% o custo da energia mensal.

Acompanhe a Contabfácil para saber de novidades que afetam a contabilidade do seu negócio!

 

 

Comentários Facebook

 

Voltar