MEIs que usam Correios para vender e não tem como emitir nota precisam declarar conteúdo

Desde o início do ano, todos os produtos que forem comercializado e enviados pelos Correios precisam ter a nota fiscal anexada na parte externa das embalagens. A decisão afeta quem vive do e-commerce e precisa despachar as suas mercadorias – principalmente para quem está enquadrado como não contribuinte (MEI) e está liberado de emitir nota fiscal.

Mas como fazer para não perder vendas?

No caso dos MEIs, será necessário preencher um formulário de declaração de conteúdo que os Correios disponibilizam. Vale atentar que a responsabilidade de inserir a nota fiscal na mercadoria é do remetente e se o pacote estiver fora das novas determinações, a encomenda será recusada.

“O ideal é que todos que utilizam o e-commerce e que dependem dos serviços dos correios tenham como enviar nota fiscal, preparando o seu sistema operacional da loja virtual para evitar problemas na hora de enviar a mercadoria” explica  Marcos Rodrigues, CEO do Contabfácil  ferramenta online que trata de toda a contabilidade de empresas do Simples Nacional, Profissionais Liberais e MEIs,

Como proceder?
A nota fiscal ou a declaração de conteúdo deverá ser colocada de um saco plástico transparente que deverá ser afixado na parte externa da caixa. O posicionamento da nota deve ser de tal maneira que o código de barras deverá estar virado para cima, facilitando a conferência na hora de despachar.

Para quem é MEI e precisa desta declaração, pode baixar a declaração no endereço http://kakoi.co/declaracao-de-conteudo

Fonte: KAKOI Comunicação

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