MEI passa a ter cadastro simplificado para participar de licitações

A Contabfácil está atenta com o que acontece com os Microempreendedores Individuais (MEI) que passaram a contar com mais facilidade para participar de processos licitatórios do Governo Federal. MEI não precisa mais fornecer os dados da certificação digital no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf).

Esta simplificação do cadastro é para estimular a maior participação dos empreendedores no mercado de compras públicas governamentais que, por ano, movimentam R$ 50 bilhões com mais de 100 mil contratações.

O Coordenador Geral de Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia, Fábio Silva, veio a público explicando que um dos gargalos no cadastramento era justamente a exigência do certificado digital, que não é obrigatório para o segmento. O sistema exigia algumas informações que não fazem parte do contexto empresarial dos microempreendedores individuais e isso acabava dificultando o acesso deles às compras públicas. A partir de agora não será mais exigido o certificado digital para quem é MEI. Apenas com a autenticação digital da conta dele no portal Gov.br já é possível se cadastrar como fornecedor de compras públicas.

De acordo com o Painel de Compras do Governo Federal, até outubro de 2020, as micro e pequenas empresas (MPE) venceram 65,5% das licitações realizadas, movimentando em torno de R$ 15 bilhões em contratações públicas. Ao todo, foram realizados mais de 95 mil processos de compras, no total de R$ 49,5 bilhões,

Agora, com a opção de não precisar incluir a certificação digital, o empresário também tem a redução de um custo – e ainda neste ano, o Governo também deve apresentar informações sobre as compras públicas por segmento dos pequenos negócios, diferenciando os MEI das demais categorias de micro e pequenas empresas.

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