Blog / Gerencia uma franquia? Saiba como funciona a contabilidade!



Obter a rentabilidade esperada e administrar de forma eficaz é o desafio que todo empreendedor espera de um negócio, mas, para isso é importante que ele enxergue a contabilidade como um recurso valioso para uma boa gestão, a partir daí, o desafio passa para as mãos do profissional que procura manter os rendimentos do empreendedor sempre em dia. Porém, o contador precisa ficar atento às peculiaridades do ramo profissional que está assessorando.

Tudo vai depender do que ficou prescrito no contrato entre franqueador e franqueado. A aquisição da franquia, quando por prazo indeterminado, é considerada uma aquisição definitiva. Em outras palavras, deve ser contabilizada como Investimento no Ativo Permanente e é considerada um fundo de comércio, adquirido à vista ou a prazo.

Se a compra foi feita a prazo, deve ser contabilizada no passivo circulante ou exigível de longo prazo, cujo vencimento deve ser a partir de um ano depois do Balanço Patrimonial (anual, semestral, trimestral ou até mesmo nos balancetes mensais). Se houve a finalidade de incorporação, fusão, cisão, liquidação ou extinção no levantamento de Balanço Intermediário, o critério permanece o mesmo.

Fonte: KAKOI Comunicação
Fone:  (41) 3014-7662
www.kakoi.com.br

Newsletter