Fisco: Empresas do Simples Nacional ganham nova oportunidade para se regularizarem

A Receita Federal do Brasil vai avisar, até o dia 11/12 através de mensagens, as empresas optantes pelo Simples Nacional em todo o país que tenham inconsistências em valores declarados para se regularizarem.

O objetivo é dar mais uma oportunidade antes do início de ações fiscais, evitando a aplicação de multa de ofício, de até 225%, além de envio de representação ao Ministério Público Federal pelo crime de sonegação fiscal.

As empresas notificadas informaram em suas declarações mensais, no PGDAS-D, valores de receitas brutas que não condizem com as notas fiscais emitidas, relativas a operações com circulação de mercadorias. Foram considerados descontos, devoluções próprias e de terceiros.

Nas notificações constam os valores declarados pela empresa, por mês, bem como os apurados pela RFB em notas fiscais. Foram considerados os anos-calendário de 2018 e 2019.

Os valores devidos após a retificação deverão ser pagos de uma vez, mas também podem ser parcelados e o prazo é de 90 (noventa) dias, contados da ciência da notificação.

Detalhe: Não havendo consulta no prazo de 45 dias da disponibilização da notificação, a ciência será considerada automaticamente realizada na data do término desse prazo.

 

A Contabfácil está de olho, mas o prazo está correndo! 

Comentários Facebook

 

Voltar