Blog / Entenda porque a contabilidade é tão importante para as empresas



Para que uma empresa possa ser criada e mantida é preciso ter atenção a diversos aspectos. Questões legais, definição de produtos e serviços, colaboradores, marketing, entre outros deverão fazer parte da rotina empresarial. Porém, dentro destes quesitos a importância da contabilidade destaca-se.

Isso porque, ela servirá de fonte de informação para o processo de tomada de decisão, atendendo a aspectos legais e fiscais, o que permite o conhecimento de diferentes pontos de vista da organização. Neste post você aprenderá mais sobre o assunto e entenderá como a contabilidade é essencial para que sua empresa prospere.

Elaboração de demonstrações contábeis

A elaboração de demonstrações contábeis, mesmo para aquelas empresas que pertencem ao Simples e que possuem algumas facilidades em relação à elaboração e entrega de informações, é essencial em diversas situações.

Caso a sua empresa necessite de um empréstimo ou financiamento, por exemplo, serão exigidas demonstrações como o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício. Estes dois documentos devem ser elaborados com base na movimentação diária de sua empresa e demonstram a importância da contabilidade para o seu negócio.

Além disso, para a obtenção de capitais de terceiros junto a instituições financeiras podem ser exigidos extratos bancários e, também, relatórios de faturamento, que deverão estar em dia e serem condizentes com a realidade da sua empresa.

Outra possibilidade ligada à necessidade de elaboração das demonstrações contábeis está atrelada a algum possível problema com o fisco. Seja ele relativo as diferenças em recolhimento de impostos ou, até mesmo, as possíveis ausências no recolhimento. Somente com uma contabilidade em dia é que os detalhes dos pagamentos feitos poderão ser verificados para que sejam contestadas possíveis dúvidas.

Ainda falando de impostos, a contabilidade é necessária para que sejam feitos estudos e projeções que permitirão à sua empresa a escolha do regime tributário mais adequado. Ou seja, a melhor forma, dentro da lei, para pagamento de menos impostos. Os estudos tributários são feitos com base em suas receitas, despesas e outras contas que só podem ser conhecidas com uma contabilidade em dia.

Por fim, caso sua empresa queira participar de uma licitação, que é um processo para fornecimento de bens e serviços para o governo, as demonstrações e os lançamentos contábeis deverão estar atualizados. Já que diversos documentos, entre eles os contábeis, são exigidos para participar deste processo.

Conhecimento de custos, despesas e receitas

Outra grande vantagem da utilização da contabilidade é a possibilidade de conhecer, de forma detalhada, quais são os custos, despesas e receitas do seu empreendimento. Este detalhamento serve para várias questões como a correta definição do preço de venda dos produtos e serviços que serão comercializados.

Com um preço de venda calculado com precisão é possível saber a quantidade mínima que deve ser comercializada, quanto cada produto ou serviço permite de lucro de forma individualizada e como está o resultado global da sua empresa.

O conhecimento das receitas e despesas permite ainda fazer promoções ou preços diferenciados, de acordo com épocas de maior ou menor movimentação em sua empresa. Além destes pontos, é possível determinar para onde exatamente está indo o dinheiro da empresa e, no caso de gastos excessivos, é possível cortar ou substituir alguns custos ou despesas.

No caso das receitas, será possível compreender quem são os seus principais clientes, qual a periodicidade de compras deles e o valor do ticket médio. Isso faz muita diferença na hora de analisar o resultado de sua organização, bem como se algum produto ou serviço deve ser cortado, entre outras tendências.

Utilização de ferramentas financeiras

A gestão financeira da sua empresa pode ser otimizada com o uso de algumas ferramentas financeiras, estas só poderão ser elaboradas por um profissional da contabilidade. Neste contexto, uma ferramenta que se destaca é o fluxo de caixa, que deverá relacionar toda a movimentação financeira de sua organização, comparando saldos iniciais de caixas, bancos e aplicações em curto prazo, além das receitas e despesas do período.

O fluxo de caixa demonstrará o quanto a sua empresa possui a disposição. Ou ainda, os valores que estarão disponíveis em um determinado período e que podem ser utilizados de acordo com as necessidades levantadas.

Além disso, ele proporciona a organização financeira de sua empresa. Assim, os gastos e as entradas poderão ser conhecidos detalhadamente. Estas informações podem e devem ser cruzadas com relatórios de custos, despesas e receitas para uma análise mais completa e abrangente.

Controle de contas e a importância da contabilidade

A contabilidade também é uma excelente forma de controle de contas e uma das que mais se destaca é a de estoques. Para que não sobrem ou faltem mercadorias, não sejam desviados produtos ou, até mesmo, para que se calcule da forma mais objetiva possível o custo envolvido, é preciso estar atento ao estoque.

Com uma contabilidade integrada, informatizada e otimizada este controle fica muito mais fácil, rápido e objetivo. Já que o registro de reconhecimento da mercadoria em seu estoque alimenta diferentes departamentos e permite saber, além do registro do estoque, o valor que deverá ser pago ao fornecedor, bem como o custo do produto para o cálculo do seu preço de venda.

Além do estoque, as contas de fornecedores e de clientes também se destacam, isso porque boa parte do dinheiro da empresa é gerado e investido nestas. Com uma contabilidade integrada e atualizada você poderá saber qual o valor que deve pagar aos seus fornecedores, qual a sua disponibilidade de caixa e como estão os valores a receber.

Isso permitirá que você controle prazos, busque melhores condições e possa estar de olho na inadimplência, procurando formas para evitá-las. Ou seja, são informações vitais para uma vida financeira saudável e sustentável.

Como você pôde ver, a contabilidade é fundamental para o funcionamento de uma empresa. Ela permite não só obter empréstimos, mas também conhecer e calcular de forma correta os impostos e o preço de venda de seus produtos. Além disso, evita possíveis problemas com o recolhimento de tributos e vai além, permitindo o uso de importantes ferramentas financeiras como o fluxo de caixa.

Por fim, você compreendeu que somente com uma contabilidade integrada e informatizada é possível controlar importantes itens como estoques, contas a pagar e a receber, que impactam e refletem na saúde financeira do seu negócio.

Fonte: jornalcontabil

Newsletter