Blog / Consumo consciente: Contabfácil salva tempo, dinheiro e árvores



A crescente preocupação mundial com fatores ecológicos atinge diretamente não apenas as grandes empresas, mas também escritórios dos mais variados tamanhos – e um dos grandes vilões é o papel. Muitos profissionais ainda utilizam o papel impresso como principal forma de retenção de informações de toda a sua documentação principalmente da área contábil, mas esta realidade está mudando graças à tecnologia.

Um bom exemplo de que essa modernidade já está nos escritórios é o Contabfácil, uma ferramenta econômica que facilita e organiza toda a contabilidade de quem está enquadrado no Simples Nacional, dos micro-empreendedores individuais e dos médicos de todo o Brasil.  Além de desburocratizar a contabilidade desses profissionais, a ferramenta também possui um viés ecológico no que diz respeito ao consumo de papel. Toda a documentação referente à imposto de renda e guias de recolhimento fica armazenada de forma segura e de fácil acesso em uma nuvem online, poupando o corte de milhares de árvores.

Preservando as árvores e a água

Para produzir entre 20 a 24 mil folhas de papel A4 com 75 g/m2 de gramatura (o mais comum de todos os escritórios) é preciso um eucalipto inteiro. Este número fica mais alarmante quando se sabe que são necessárias 11 árvores para produzir uma tonelada de papel para um público consumidor brasileiro que beira os 44 kg por ano – quase meia árvore por ano para cada consumidor.

Quanto mais papel é utilizado nos escritórios, mais árvores são cortadas alocando um dos elementos mais indispensáveis para a vida no planeta: a água que é utilizada em todo o processo de produção. De acordo com o Instituto Akatu, organização não governamental sem fins lucrativos, que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente, aproximadamente 540 litros de água são gastos para produzir apenas um quilo de papel.

Newsletter