Atenção, setor químico! Câmara aprova projeto que prorroga a tributação especial até 2027

A Contabfácil traz boas notícias: a Câmara dos Deputados votou a Medida Provisória que extinguia o Regime Especial da Indústria Química (Reiq), nesta terça-feira, dia 17 de maio!  O Projeto de Lei de Conversão (PLV) que, diferentemente do que propunha o governo, estende o benefício até 2027 levando em conta a importância do setor para toda a economia nacional.

A proposta aprovada agora segue para o Senado Federal, mas a medida segue em discussão. O partido Novo apresentou um destaque defendendo a manutenção do texto tal qual o governo federal, com a extinção abrupta e imediata do incentivo fiscal para a indústria. A justificativa seria ampliar a arrecadação de impostos e que o setor seria privilegiado com a manutenção do incentivo.

Já o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) lembrou que a extinção do Reiq já havia sido debatida pelo Congresso após o envio de medida provisória no início de 2021 que visava a extinção do incentivo.

Mal acabou a discussão, a proposta foi transformada em lei e garantia a manutenção do Reiq até 2024. O presidente Bolsonaro vetou a lei e o Congresso derrubou o veto e manteve o texto da lei. Contudo, em 31 de dezembro de 2021, o presidente assinou a MP 1095 com o mesmo propósito de acabar abruptamente o Reiq.

Para a deputada Lídice da Mata (PT-SP) entende que houve ganhos para o setor e toda a sociedade uma vez que o incentivo será mantido até 2027. Em contrapartida, a indústria química deverá adotar medidas de proteção ambiental com foco na mitigação dos impactos que tem em comunidades e localidades onde estão instaladas.

Vale lembrar que a MP deverá manter o número de empregos registrados no início de 2022.

Para mais notícias que impactam a sua contabilidade, siga o blog da Contabfácil

Comentários Facebook

 

Voltar