Atenção! O prazo para isenção de IOF para empréstimos já acabou! 

Quem não conseguiu aproveitar esta chance, agora não tem mais! Desde o começo do ano, todos os  empréstimos voltaram a ter cobrança normal de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) –  que foi  uma das medidas de enfrentamento à crise econômica gerada pela pandemia do Coronavírus.

Vale lembrar que o Governo Federal publicou a desoneração de impostos total sobre este tributo, por três meses, e que no mês de novembro, a cobrança de IOF voltou como medida para compensar a isenção da conta de energia elétrica dos moradores do Amapá.

A dica da Contabfácil é que todos os empresários fiquem atentos: O  IOF incide sobre o valor do empréstimo, sem cobrança do imposto nas parcelas. A alíquota, ao dia, é de 0,0082% para as pessoas físicas e 0,0041% para as empresas, acrescida da taxa adicional de 0,38%.


Já a incidência do IOF para pessoas físicas é limitada a 6% sobre o valor contratado e para as empresas, o limite máximo é 3%.  Ou seja, caso a operação de crédito para pessoa física ultrapasse 365 dias, a alíquota máxima será de 3% sobre o valor contratado.

Melhor se ajustar desde já e seguir a Contabfácil no Facebook ou no Instagram

 

Comentários Facebook

 

Voltar