Atenção no cancelamento de uma nota fiscal

Nota fiscal é um documento sério que merece atenção – ainda mais quando há necessidade de cancelamento. A Contabfácil vai mostrar quais os cuidados que envolvem a rotina de um empresário para o cancelamento de nota fiscal.

Para cancelar nota fiscal existem algumas regras:

Quando há erros de informações na nota, é possível corrigir por meio do cancelamento — e a emissão de uma nota cujos dados estejam corretos. Atenção com CNPJ da empresa ou do fornecedor, razão social de ambos, o nome dos fornecedores, cálculos, dentre outros.

Este cancelamento da nota fiscal só é permitido se ele for registrado antes da saída da mercadoria e o destinatário não pode realizar a Ciência da Emissão. Importante lembrar que a  confirmação do cancelamento deve ser em um prazo de até 24 horas, quando o prazo é ultrapassado, ainda há a possibilidade do cancelamento, desde que pague uma multa relativa ao documento — 1,5% do valor do tributo. Também é necessário entrar com um processo administrativo, cuja denominação é a de “cancelamento extemporâneo”que só pode ser feito  no site da Sefaz de seu estado, conforme as particularidades apresentadas.

E depois?
Todas às vezes em que o cancelamento for efetivado, é preciso que a pessoa responsável realize a escrituração sem valor depois de uma consulta à legislação tributária vigente, de modo que a empresa atenda a todos os requisitos.

Qualquer dúvida, a Contabfácil te ajuda nesta questão para evitar complicações. 

 

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