Aprovado projeto para suspender pagamento de tributos federais por microempresas recém-criadas

Boa notícia:  neste fim de maio por parte da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados! Foi aprovada a proposta que suspende todos os pagamentos de impostos federais por microempresas e empresas de pequeno porte nos dois anos iniciais de funcionamento.


Claro que, ao final do prazo, estes tributos devidos poderão ser parcelados em até 120 prestações mensais, sem multas ou encargos, com exceção da aplicação de correção monetária.  O texto do Projeto de Lei Complementar (PLP) 130/15 , do deputado Dagoberto (PDT-MS), recebeu parecer favorável do relator, deputado Marlon Santos (PDT-RS).que afirmou:

“O que se pretende é possibilitar que empresas que estão iniciando suas atividades possam se planejar em suas obrigações fiscais, tal como as empresas em funcionamento têm feito ao longo dos anos”.


De uma forma simplificada, pode-se dizer que parcelamento é a operação que corresponde à transferência de uma obrigação financeira de curto prazo para outra de longo prazo.

O projeto abrange com tudo Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, contribuição para o PIS/Pasep, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e contribuição para a Seguridade Social.

Agora, a proposta será analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) para, em seguida, ser votada pelo Plenário.

Acompanhe a Contabfácil para saber de mais novidades que vão impactar a sua contabilidade. 

 

Comentários Facebook

 

Voltar