Ano difícil para o Simples Nacional? Não se preocupe, pois não haverá exclusão

Com o fim de ano chegando, ainda há uma certa dúvida sobre a temida exclusão do Simples Nacional por parte das empresas inadimplentes. Pela pandemia de COVID-19, a Receita Federal já havia informado, na metade do ano, que as micro e pequenas empresas nesta situação não seriam excluídas do regime – muito pelo pedido do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Desde então, estão suspensos os processo de notificação e de expulsão do regime até mesmo para ajudar estes negócios  como forma de ajudar os pequenos negócios.

No ano passado, mais de 730 mil empresas foram notificadas para exclusão do Simples Nacional justamente pelos  débitos com o leão –  e deste montante,  224 mil quitaram os débitos e 506 mil empresas deixaram o regime.

Para evitar uma quebradeira geral o Fisco entendeu que a manutenção destas empresas no Simples Nacional vai ajudar na recuperação da economia em breve – e esta ação vai impulsionar esta retomada para empresas menores.

E tudo é baseado em números do Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas (FGV): A perda média do faturamento chegou a 70% na primeira semana de abril, para se ter ideia, entre microempreendedores individuais, micro empresas e empresas de pequeno porte de todo o Brasil.

O ano foi difícil para todos, mas pelo menos quem é Simples vai ter um respiro nesta pandemia!

Siga a Contabfácil e tenha mais notícias de interesse para o seu negócio – e a melhor contabilidade online

Comentários Facebook

 

Voltar