46% dos donos de bares e restaurantes tem dívidas e temem sair do Simples

De todos os empresários enquadrados no Simples Nacional, os donos de restaurantes e bares são os mais preocupados com suas dívidas. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realizada entre os dias 17 e 26 de novembro com 1.315 empresários e publicada pelo GLOBO, mostrou que 46% dos bares e restaurantes estão em atraso com os pagamentos e 84% estão realmente preocupados em serem  desenquadrados do regime. 

Uma saída está sendo o pedido pelo Refis da Covid, ainda na espera de uma apreciação da Câmara dos Deputados desde o terceiro trimestre do ano.  Lembrando que o projeto foi aprovado pelo Senado em agosto contemplando parcelamento de débitos tributários em até 144 vezes (12 anos, na prática) e desconto de até 90% nos juros e multas. Outro detalhe é que o texto estabelece que empresas com prejuízos maiores em seu faturamento possam ter descontos ainda maiores.

A mesma pesquisa trouxe outro dado, mas desta vez mais animador: a situação de muitos restaurantes enquadrados no Simples melhorou em relação ao resto do ano, porém nem esse leve otimismo alivia a previsão de um setor enfrentando dificuldades nos próximos meses. São 39% dos empresários ouvidos afirmando dificuldade de pagar o 13º e 22% das que pegaram empréstimos.

Fale com a Contabfácil agora mesmo e já se prepare para que 2022 seja um ano mais otimista, com prosperidade e sem as dificuldades dos últimos meses.

 

Comentários Facebook

 

Voltar