Blog / 06 dicas de ouro para ter a contabilidade da sua empresa em dia



Contabilidade não é, e nunca foi brincadeira. As empresas precisam fazer da contabilidade uma ferramenta de gestão importante para qualquer negócio, setor e tamanho.  A contabilidade em ordem  é fundamental para decidir melhor sobre investimentos, organizar as finanças – evitando problemas com o  fisco – e facilitar o acesso aos investimentos com instituições bancárias.

Deixar as finanças seguirem sem controle algum significa correr uma série de riscos.

E se você ainda não está convencido de que a contabilidade precisa estar 100% em ordem para o negócio prosperar, confira 06 dicas que Marcos Rodrigues, presidente do Contabfácil, ferramenta online que trata de toda a contabilidade de empresas do Simples Nacional, Profissionais Liberais e MEIs, listou e que fazem toda a diferença.

 

1 – Tenha um serviço contábil
Ao contrário do que é propagado aos quatro cantos, os microempreendedores individuais (MEI) precisam manter um serviço contabil na sua gestão – seja um profissional contratado, um escritório de contabilidade ou através de um serviço online seguro:

“Sempre ouço que as empresas do MEI não precisam de contabilidade, que é um grande engano. Ter um serviço profissional realizado por especialistas com anos de mercado faz com que o empresário possa se dedicar 100% ao seu negócio e não perca tempo com questões burocráticas.”

2- Trate seu negócio como uma grande empresa
Marcos Rodrigues faz questão de lembrar um detalhe:  Você é um empresário independente do tamanho de sua empresa. A responsabilidade vai pesar em você sobre todas as decisões tomadas, não importa o tamanho do seu negócio:

“Não são apenas as grandes empresas que precisam ter a contabilidade em dia. O Fisco recebe as informações de todas as empresas. Tendo muitos ou poucos funcionários, vendendo regionalmente ou exportando, não importa. O que pesa é a sua responsabilidade como dono do negócio.”  

3 –  Separe as contas bancárias

O presidente do Contabfácil alerta que é necessário abrir uma conta bancária para a sua empresa e, desta maneira, evitar problemas mais graves no futuro:

 

“Separar as suas finanças pessoais da empresa é saudável para as finanças. É importante ter em mente que são duas entidades diferentes e a empresa tem encargos específicos.Ter uma nova conta assegura a independência do negócio.”

4 –  Não seja credor do governo
Pode parecer uma dica desnecessária, mas deixar de pagar os seus impostos corretamente é mais oneroso e problemático do que parece:

“É fundamental evitar essas dívidas.  Se o seu negócio não der lucro com o pagamento de impostos, reformule-o rapidamente ou saia dele. Mas ficar devendo, isso nunca.”

5 – Cuide do seu maior patrimônio, sua marca
Marcos Rodrigues vai direto ao ponto: Cuide de sua marca.

“Estamos falando da identidade do seu negócio, da imagem da sua empresa. Cuidar da contabilidade também significa cuidar da sua imagem. Uma empresa que esteja com problemas na esfera financeira, como no caso de impostos atrasados ou qualquer outro desta natureza, desperta desconfiança não apenas dos consumidores, mas também de fornecedores e instituições bancárias.”

 

6 – Utilize a contabilidade para ter lucro
Empresas e empresários abrem seu negócios para obterem lucro, portanto os preços e os custos devem ser calculados corretamente. Marcos Rodrigues alerta para que empresa sem lucro não prospera:

“Pense grande. Ao começar um negócio, utilize todas as ferramentas de planejamento e de organização que tiver à sua disposição e trabalhe duro. No caso da contabilidade, ela traz benefícios quando bem aplicada e evita gastos desnecessários. Ao começar algo, o melhor é dar este start com uma contabilidade dentro do padrão, sem erros ou adaptações perigosas” finaliza Marcos Rodrigues.

Newsletter